A empresa em que fizemos o estudo de caso atua no ramo de coco e seus derivados. A SOCOCO explora desde seu plantio, possuindo, em uma das maiores fazendas de coco do Brasil com 20 mil hectares, cerca de um milhão de coqueiros produzindo aproximadamente 400 mil cocos por dia e dele trabalha com cem por cento do que pode ser explorado. A unidade de Ananindeua, no Pará, é responsável por transformar o fruto em coco ralado industrial, matéria-prima para o desenvolvimento dos produtos que serão comercializados no país. Nessa unidade, os cocos passam pelo processo de desfibramento, extração de água de coco, esterilização, descasque, trituração, desidratação e embalagem. Tudo desenvolvido com modernas técnicas de controle de qualidade que asseguram a integridade nutricional sem alterar o sabor natural do coco.
O coco é rico em proteínas, gorduras, calorias, carboidratos, vitaminas (A, B1, B2, B5e C), e ainda em sais minerais, principalmente potássio e magnésio. Como exemplo, de seu aproveitamento temos a água, o leite, a polpa de que se faz o coco ralado. O que não se utiliza a SOCOCO vende para seu reaproveitamento como a casca que serve para o artesanato e adubo. A empresa possui uma ampla rede de distribuidores e representantes em todo país, atendendo o atacado e varejo e tem um grande poder de atuação e reconhecimento no mercado, usando isso como um importante diferencial.
Com seu trabalho, a empresa mostra que é possível transformar uma idéia em um bom resultado e assim ajudar o planeta com ações de sustentabilidade ambiental, essas ações de reciclagem agregam maior valor à empresa e aos seus produtos, já que projetam uma imagem positiva dela, pois hoje os consumidores também se preocupam em adquirir ou consumir produtos de empresas que tenham essa preocupação com a sustentabilidade.
Pudemos observar que essa preocupação hoje já faz parte da rotina de produção da empresa. Como exemplo, vimos que os resíduos do coco junto com o óleo dele são usados para a fabricação de sabão que lava o chão da fábrica ou a utilização da fibra de coco em vasos, cuias e jardineiras
Nenhum comentário:
Postar um comentário